Como humanizar os cuidados de Enfermagem em UTI neonatal e pediátrica?

 

Bebês de UTI Neonatal de hospital em João Pessoa são fantasiados de 'coelhinhos da Páscoa' — Foto: Divulgação/Assessoria do Hospital Edson Ramalho

Bebês de UTI Neonatal de hospital em João Pessoa são fantasiados de 'coelhinhos da Páscoa' — Foto: Divulgação/Assessoria do Hospital Edson Ramalho


A chegada de um filho representa a realização de um sonho. Assim sendo, tudo o que os pais desejam é uma gestação tranquila e que o bebê nasça saudável. Então, durante toda a gravidez o vínculo aumenta e as expectativas crescem.

Além disso, os pais esperam que o parto ocorra sem imprevistos e que possam chegar em casa com a criança pra iniciar a rotina da nova família.

Contudo, em alguns casos, não é isso o que acontece. Prematuridade, baixo peso ou alguma outra condição fazem com que seja necessária a internação do bebê na UTI neonatal.

Assim, as expectativas são quebradas e dão lugar ao medo, insegurança, culpa e preocupações com a saúde do pequeno. Então, é como se o vínculo se rompesse.

Por outro lado, muitos pais encaram a UTI como um ambiente hostil e pouco acolhedor. Deixar o bebê no hospital e voltar sozinho pra casa aumenta a aflição. Por esse motivo, é fundamental promover a humanização nos cuidados de Enfermagem em UTI neonatal e pediátrica.

Nesse contexto, o papel do enfermeiro é indispensável. Ou seja, cabe ao profissional realizar métodos que incluam não apenas o recém-nascido, como também os pais e familiares no tratamento pra minimizar a dor, o sofrimento e o desgaste durante a internação.

Algumas das ações que podem ser feitas nesse momento são:

  • fortalecer o vínculo entre o bebê, os pais e familiares durante a internação e após a alta;
  • manter o ambiente silencioso e tranquilo;
  • criar um ambiente acolhedor e menos hostil, tanto pro bebê quanto pros visitantes;
  • permitir que a mãe possa “maternar” o filho;
  • ter uma comunicação empática com os pais;
  • passar segurança e confiança pros familiares;
  • incluir os pais na rotina de cuidados com o bebê sempre que possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escala de Humpty-Dumpty para crianças (RISCO DE QUEDA)

Derivação Ventricular Externa (DVE)

O QUE FAZ UM TÉCNICO DE ENFERMAGEM EM UMA UTI NEONATAL?