Quais são as normas para os berçários?

Já temos trabalhado bastante com essa questão, fomos, inclusive, para uma consulta dirigida para revisão da RDC nº 50 com todas as unidades, as privadas e as do SUS, porque não existe mais nenhum sentido para mantermos os berçários. O berçário é um ambiente que não favorece nem o recém-nascido e nem a mãe. Hoje, sabemos do que o bebê e a mãe precisam, desde o momento do nascimento até o momento de alta. Então, não temos mais normas para os berçários, a RDC nº 50 vigente, que está em revisão, trazia esse ambiente, mas toda a nossa luta é no sentido de justificar o motivo desse ambiente não ser adequado e esperamos que ele saia da RDC revisada.
No processo de revisão (que o MS, inclusive, faz parte), podemos apresentar, justamente, essa questão da unidade neonatal em que temos todas as justificativas de que não há a necessidade do berçário, porque o bebê saudável está lá ao lado de sua mãe (não há necessidade dele estar nessa estrutura). A proposta que foi enviada traz o conceito da unidade neonatal, a ANVISA nos ouviu e é parceira nesse processo, em que conseguimos explicar todos os benefícios e segurança do paciente para não ter necessidade do berçário. É importante ressaltar que a retirada do ambiente de berçário não é algo do Brasil, isso vem baseado em evidências científicas, além de o Brasil estar se inserindo ao que outros países já utilizam, separando o alojamento conjunto com a mãe e o bebê quando este está saudável, e o bebê internado na unidade neonatal.
Podemos dizer que o berçário traz maior risco de infecção, maior risco para a segurança do bebê (porque aumenta a chance de trocas), aumenta o tempo de separação da mãe e do bebê (isso retarda e prejudica o aleitamento materno), faz com que a mãe se sinta menos competente para cuidar do bebê porque está separado dela, traz prejuízo para o vínculo entre pai, mãe e bebê, etc.. É uma série de questões que realmente precisamos pensar e seguir em frente para deixarmos nossos recém-nascidos sempre juntos de seus pais.
Comentários
Postar um comentário
Ola deixei seu comentário é super importante para esta evoluindo nosso conteúdo