Escala Revista de Cubbin&Jackson


As úlceras por pressão (UP) são uma problemática atual dos cuidados de saúde, quer pelos danos que causam à pessoa, com diminuição da qualidade de vida, quer por seus custos de tratamento em termos de recursos humanos, materiais e tempos de internamento. Na atual conjetura econômica em que nos inserimos, a necessidade de uma eficiente utilização dos recursos é imperativa. As preocupações com a qualidade dos cuidados de saúde e, consequentemente, com a segurança dos pacientes são uma realidade.

Diversas escalas de avaliação do risco de desenvolvimento de úlceras por pressão foram introduzidas nas organizações de saúde. Estudos direcionados para unidades de terapia intensiva concluem que a Escala de Cubbin e Jackson (C&J) é a de eleição para a avaliação do risco de desenvolvimento de úlcera por pressão em pacientes críticos 

Muitos estudos comprovam que a escala Cubbin & Jackson é de maior validação, além dos resultados serem mais confiáveis do que as escala de Braden e Norton.

A Escala C&J original surge em 1991, resultado de dois anos de pesquisa, e surge da necessidade sentida pelos autores na utilização de um instrumento que avaliasse o risco de desenvolvimento de UP em doentes de cuidados intensivos. É um instrumento baseado na Escala de Norton, composta por 10 categorias, cada uma avaliada de 1 a 4 pontos, sendo a pontuação máxima 40 pontos e o ponto de cut-off situa-se nos 24 pontos. A Escala C&J é apresentada na figura seguinte:


image.png

-Alterações da escala. 
image.png



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escala de Humpty-Dumpty para crianças (RISCO DE QUEDA)

Derivação Ventricular Externa (DVE)

O QUE FAZ UM TÉCNICO DE ENFERMAGEM EM UMA UTI NEONATAL?